Trilha de discipulado

como desenvolver uma trilha em sua igreja

O que é uma trilha de discipulado?

A trilha de discipulado é uma sequência de passos na fé que as pessoas seguem em sua jornada de crescimento espiritual.

É o caminho intencional e progressivo que estimula as pessoas a desenvolverem o que é ser discípulo de Jesus em suas vidas. Sem a trilha clara, as pessoas podem se perder na jornada ou demorar muito tempo para aprender o caminho.

A igreja pode ter uma trilha para os membros e frequentadores da igreja, uma para novos na fé e outra para pessoas que vieram de outras igrejas.

Os passos de fé

A trilha é composta de passos na fé que queremos estimular as pessoas a darem. Cada passo é um tema chave que trabalhamos com as pessoas ao longo de um período.

A caminhada de discipulado deve ser intencional e com passos claros para levar a pessoa a se desenvolver e frutificar.

Assim, a igreja deve definir os passos e qual é o período total da trilha a ser desenvolvida.

Se a igreja, por exemplo, tiver 6 passos, com cada passo durando cerca de 3 meses, ela conseguirá desenvolver sua trilha em mais ou menos 2 anos.

Para cada passo haverá um material/ livro referencial.

Metodologia para construir a trilha

Para uma boa trilha de discipulado ser criada é preciso realizar as seguintes etapas:

Passo a passo

O livro A igreja que faz discípulos descreve o passo a passo para construir uma trilha de discipulado com a liderança da sua igreja.

Além de construir a trilha, o livro também oferece a metodologia para ajudar a liderança da igreja a construir as demais definições como: estratégias de discipulado (em grupo, individual ou minigrupo), materiais, e todas as características necessárias para iniciar a implementação do discipulado.

A série Trilha do discípulo

A série foi planejada para ser feita com membros e frequentadores da igreja, propondo uma sequência intencional de temas a serem trabalhados com os membros da igreja.

A série surgiu a partir da experiência de ouvir centenas de igrejas e descobrir quais são os temas ou passos de fé que fazem mais sentido para alguém se tornar um discípulo de Jesus de forma intencional.

Os livros da série seguem a mesma estrutura: 10 encontros para serem feitos em duplas ou grupos de discipulado.